15/02/2013

Campanha de Incentivo á leitura: Leia algo do Harlan Cooben.

(Fotos do post por Beatriz Souza)

Depois de ser indicada 4 vezes pra esse meme (Recebi o Meme da Liah (Cherry Bomb), da Anne (Antenadas), da Julia (Girl Stuff) e da Thamires (Crazy Smile) , resolvi tomar vergonha na cara e o fazer. Quando o vi pela primeira vez, achei super interessante! sempre me fazem essa pergunta de qual livro ler e com qual começar. A pergunta que gira em torno do meme é "Qual livro você indicaria para uma pessoa começar a ler?" e quando eu á li, logo pensei em algo infantil, pois comecei meus hábitos de leitura aos 5/6 anos. Mas, quando pensei mais á fundo na pergunta, percebi que não é pra alguém novo que está começando a aprender a ler, e sim para alguém que quer pegar o hábito da leitura agora, na adolescência  Muitas pessoas que eu conheço dizem que não gostam de ler por causa disso mesmo: nunca se sentiram presas á um livro, porque não acharam "o" livro certo pra elas. E essa campanha pelo que eu entendi se trata disso: um bom livro, não muito difícil que prenda o leitor para ele começar a entrar nesse mundo da leitura.

Pensei muito em qual livro indicar. Os primeiros três livros que vieram á minha mente foram, naturalmente, Harry Potter, Jogos Vorazes e O Ladrão de Raios (saga Percy Jackson), mas resolvi não os indicar por ser muito.. clichê. Sim, são livros ótimos que estão no meu "Top 10" e que com certeza prendem MUITO o leitor, mas não vejo necessidade de indicar algo tão conhecido, então, segui outra linha de raciocínio para decidir sobre qual livro falaria. Tenho dois autores favoritos: a J.K Rowling (autora de Harry Potter) e o Harlan Coben. Quem me conhece ou simplesmente lê o blog sabe que eu sou LOUCA por Harry Potter, mas, por incrível que pareça, nenhum dos 7 livros é o melhor livro da minha vida. Sempre quando digo isso á pessoas conhecidas elas geralmente arregalam os olhos, pois sabem que eu sou uma grande viciada na saga e esperam que os livros dela sejam meus favoritos em todo o mundo. Bem, eram, até um ano atrás, até uma amiga minha, a Paloma, me emprestar um livro intitulado "Cilada" de um autor que eu sequer havia ouvido falar. A capa não era muito atraente, o livro não era muito grosso, não conhecia o autor, não tinha a mínima curiosidade no livro até essa minha amiga me falar a seguinte frase que há no livro:

"Se você estivesse sozinha em casa, no primeiro andar e ouvisse uma descarga no segundo, provavelmente sairia correndo. Eu não. Eu fui lá ver o que era. E foi no instante em que abri a porta que minha vida acabou."


Fiquei doida pra ler o livro no mesmo instante! Um dia depois ela o emprestou á mim. Li o livro em uma noite, mesmo com aula no outro dia. Não parei nem pra comer! Eu simplesmente TINHA que saber o que acontecia no final do livro. Quando o terminei e fui dormir, eram 6 da manhã, e eu tinha que acordar ás 9! Mas quer saber? Não me arrependo. Cilada é o melhor livro que já li na vida! É, no meu ponto de vista, a melhor indicação do mundo pra quem gosta de mistério e investigação. Mas não estou aqui pra falar exclusivamente desse livro (apesar de eu achar que é o melhor do Coben).

Depois desse livro, eu e a amiga que me emprestou Cilada nos apaixonamos totalmente por esse autor. Ela acabou comprando mais um monte de livros dele, e foi me emprestando assim que os acabava pra suprir a minha vontade de mistérios. Li Não conte á ninguémConfie em mim e Alta tensão, todos emprestados por ela e cheguei á seguinte conclusão: Qualquer livro do Harlan é perfeito. Todos seguem essa coisa de mistério e reviravoltas na investigação, com partes que tiram o fôlego de quem está lendo.

O último que li do autor foi Alta tensão, que é um dos livros do Harlan com Myron Bolitar como protagonista. Tem vários livros do Myron, mas não são sagas, o que permite que você comece por qualquer um deles. Uma das coisas que me agrada nos livros do Harlan é isso: Os livros tem começo, meio e fim e se você gostar e se apegar ao personagem, tem mais coisa com ele por aí, mas você também tem a opção de parar por aí e se sentir satisfeito com o final.

Como o post não é bem uma resenha desse livro especificamente, em vez de fazer uma vou deixar o link pra quem se interessou de uma que gostei muito do blog Livros em Série, essa aqui.
Os livros do Coben são cheios de frases legais, do tipo que dá vontade de sair tirando foto pra portar no Tumblr durante a leitura. Esses pedacinhos foram retirados do Alta Tensão, e a minha vontade não era só de colocar esses dois, e sim, preencher uma página só com trechos inteligentes e legais desse livro.
RESUMINDO: Indico qualquer livro do Harlan Coben, principalmente Cilada, que é meu favorito dele. O estilo deles é mistério, ação e investigação com um humor bem irônico e inteligente. Os livros tem um leve romance, mas muito pouco, nunca é o primeiro plano da história. Os livros são geralmente bem curtinhos, do tipo que dá pra ler em um dia, tem por volta de 250 á 350 páginas. São publicados pela editora Arqueiro e são bem baratinhos, geralmente de R$15,00 á R$20,00 e eu indico a Submarino para vocês os comprarem.


REGRAS DA CAMPANHA:
- Responder a pergunta: "Qual livro você indicaria para uma pessoa começar a ler?"
- Indicar 10 blogs para fazer o meme, e é proibido fazer o laço "á quem quiser pegar sem indicar os blogs primeiro". É só por indicação.
- Avisar os blogs indicados e colocar a imagem para ajudar á apoiar a campanha.

BLOGS QUE INDICO PARA O MEME:
Welcome April
Dirty and Gold



Então, já leram algum livro do Harlan? Qual? Se não, não perca tempo, leia! Se quiser o link do download de algum livro dele é só me pedir nos comentários que eu passo. Gosta desse gênero de mistério/ação/investigação? Qual livro indicaria pra esse meme? Me contem nos comentários!
XOXO, Beatriz de Oliveira.

14 comentários:

  1. Adorei esse meme.
    E esse livro parece muito bom.
    bjos.

    http://as-coisas-mais-doces.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. TENHO QUE LER ESSE CILADA! Vou fakar com a Paloma quero emprestado kkk Vou fazer em breve a http://aconchegomeeu.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é PERFEITOOOOO! você que tem o gosto literário parecido com o meu vai amar *0*

      Excluir
  3. Obrigada por me indicar! Esse meme é muito legal, já fiz uma vez :3 Se quiser ver, está aqui: http://welcomeapril.wordpress.com/2013/01/28/campanha-de-incentivo-a-leitura/ Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amei as indicações! estou louca pra ler lonely hearts club, só por causa das influencias dos beatles HUAHUHS

      Excluir
  4. E ler eh tudo bom... Adoro

    Por mim morava numa livraria!!!

    http://fazpartedocotiadiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mim também, seria a casa com o melhor cheiro do mundo! amo cheiro de livros ♥

      Excluir
  5. Nossa,nossa,nossa! OMG *o* Amo livros assim,esse deve ser ótimo,tenho que comprar kk' mais no momento eu to lendo A cabana,que é muitoo bom também,eu to na parte que a menina Missy foi sequestrada e tals e nossa! sabe aquele momento que agente tá participando da história e da sena lá dentro do livro? poisé ! kkk' mais enfim,adorei,lindo o blog *w*
    beijooo'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo me diz sobre esse a cabana, alguns dizem que é muito bom e outros que é muito ruim. tenho que ler pra saber a minha opinião! vou pegar na biblioteca da escola :3

      Excluir
  6. eu amoooooo esse autor!!! meu livro favorito dele é quando ela se foi. leia, indico, e muito bom.

    ResponderExcluir
  7. depois dessas indicações eu tenho que ler esse CILADA! tem que ser muito amoor pra gente ficar acordada lendo livros, lol, pelo menos pra mim! adoro misterio.. gosto mais de romance, mas misterio e o meu segundo genero preferido...

    ResponderExcluir
  8. adorei os quotes e salvei no meu pc pra por no tumblr, tem problema?

    ResponderExcluir
  9. gostei do quote sobre amigos, concordo com ele! fiquei interessada nesse alta tensão, fui na resenha que vc indicou e li! ah, vc escreveu crazu em vez de crazy no inicio do post :)

    ResponderExcluir