02/03/2013

Você é o que você lê.


Bom, antes de qualquer coisa, oi!, meu nome é Paola e eu sou a nova gata que ahasa por aqui. Podem me chamar de Pam, Pami ou Pammy se quiserem, porque, sinceramente, eu não gosto do meu nome. Vocês podem ver mais sobre mim na página Equipe, aqui no blog. 
Pra me estrear por aqui, eu decidi fazer um post envolvendo as coisas que eu mais amo no mundo: livros. Uma indicação, uma palavrinha pessoal... De tudo. Mas, nota-se: eu não vou indicar livros que absolutamente todo o mundo sabe do que se trata, conhece e já ouviu falar, como por exemplo, Harry Potter; Percy Jackson (amo!); Jogos Vorazes; e outras sagas do tipo. Quero falar sobre alguns menos conhecidos, de preferência. Bom, todos prontos para começar?!
Tudo se baseia naquela típica expressão que a sua mãe usa quando se refere à você. Algo sobre você "devorar livros". Por tanto, se você é o que você come, e você devorou os livros... Significa que você agora é parte dele. Então que tal explorarmos mundos do qual possamos fazer parte?

A menina que roubava livros, de Markus Zusak (!), conta a estória de Liesel Meminger durante a segunda guerra mundial. Narrado pela própria Morte, contando sobre os encontros e desencontros com a menina. A primeira vez que se viram, foi quando a garota ainda era bem pequena e perdeu o irmãozinho, no dia em que foi dada pela mãe à uma família que criava crianças, os Hubermann. Na ruazinha chamada Himmel (céu, em alemão) cresceu. Chorou, sorriu, amou, brincou, aprendeu. Emocionante, choroso e caloroso. É um daqueles livros que você lê e se sente em casa, sendo afagado pela sua mãe, pai, avó. Sublime. Cativante. Se torne uma pequena garotinha germânica durante a segunda guerra mundial, passando pelas desventuras de sua vida e a vida de quem você ama estarem nas mãos de homens que sequer sabem disso.


A culpa é das estrelas, de John Green (!), conta a estória de Hazel Grace, uma paciente terminal  de câncer. Uma jovem de 16 anos, com uma vida inteira roubada de si mesma. Vivendo trancada em seu quarto, usando medicamentos, começa a frequentar um grupo de apoio, onde conhece Augusts Waters, um jovem curado de um câncer nos ossos e com uma perna amputada. O que será que o destino reserva à estes jovens? Quem sabe um pouco de demonstração do que a vida daria à eles. Porém, isso é tudo que eu posso lhes dizer sobre esta incrível obra literária que te fará entrar em uma depressão pós-morte de personagem. Então, que tal se você mesmo não fizesse parte deste mundo, vendo de perto tudo o que a "vida" guarda para o jovem casal?

Sim, essa foto está no meu instagram. Sim, eu que tirei. E sim, minha unha é horrorosa.
Dançando no Escuro, de Caryl Phillips, conta a estória de um comediante negro em uma época de muito recismo, no passado. Como ele levaria a vida, sendo um comediante negro, elegante, educado e bem-educado; fazendo o papel de uma personagem negra, desengonçada, desastrada e analfabeta? Como ele seria considerado pela sociedade, fazendo seus show ao lado de seu companheiro, enquanto ainda tem de passar por poucas e boas para continuar ao lado da mulher que ama? Enquanto perde o seu melhor e único amigo? Enquanto seus pais estão cada vez mais distantes de você, desgostosos por suas escolhas? Junte-se à Bert Williams, fazendo shows com ele e sofrendo pelo racismo de sua platéia, humilhando a si mesmo e perdendo sua dignidade enquanto está morrendo aos poucos. 


Quem é você, Alasca?, de John Green, fala sobre Miles Halter, um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Um livro que demonstra o impacto que uma vida pode ter sobre outra, que te levará à pensar sobre o que teria acontecido, como seria, se você não tivesse trombado com aquela pessoa. Cativante, inquietante e impactante. Se torne um adolescente em busca de sua razão vital e seu "quê" no universo, enquanto se questiona sobre como seria o fim à partir daquele começo.

Bom pessoal, para o post não ficar tão grande assim, vou encerrar por aqui mesmo. Espero que tenham gostado, se interessado, odiado, ficado inquietos! Apenas espero que tenham reagido de alguma forma. Leram algum dos livros acima? O que acharam? Indicariam? Pontos negativos? Comentem sobre tudo o que acharam tanto dos livros quanto do post, por favor! E caso tenha muitos resultados positivos, eu posso fazer uma continuação ao "Você é o que você lê" daqui uma ou duas semanas! Beijos e cheiros de sua mais nova blogueira.
Por Paola Senger.

20 comentários:

  1. Quanto tempo não falo contigo, Bia! Aqui tá lindoooo! Amei <3

    www.seradolescenteblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler dois desses livros que citou.

    pauladisse.tk
    @pauladisse

    ResponderExcluir
  3. Amo A menina que roubava livros e A culpa é das estrelas, estão na minha lista de livros preferidos. Estou querendo muito ler Quem é você, Alasca? *-*

    ótimo post, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A menina que roubava livros e A culpa é das estrelas estão em primeiro e em segundo em meus livros favoritos! :3 Leia, sim, LEIA "Quem é você, Alasca?', porque tipo... Tá em quinto! E olha que minha lista é enormeeeeee! Puxa, sério que foi ótimo? Muuuito obrigada! Beijos enormes!

      Excluir
  4. Preciso falar que o novo layout está perfeito? Bom, eu adoro ler, e estou louco pra comprar A culpa é das estrelas. A história parece ser incrível! Ah, também estou pensando em procurar o Pequeno Príncipe, livros infantis me agradam, me fazem viajar. Beijos!

    Nosso Capricho
    apsmass.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O novo layout está mais que perfeito, né? :P Sim, a estória d'A Culpa é das Estrelas é meeega perfeita! Mas se você não gosta de chorar lendo, é melhor procurar outro livro... Só que não! Sério! Esse livro é tudo de bom! Ah, O Pequeno Príncipe também é meeeega fofo, sabia? Eu tenho e amo, vivo relendo. É um livro infantil que serve para todas as idades! E tem cada mensagem... Beijos!

      Excluir
    2. Ah, então eu vou ler mesmo. Obrigado, beijos =)

      NOSSO CAPRICHO
      apsmass.blogspot.com

      Excluir
  5. Ual! Adorei o novo layout daqui e as mudanças que a Bea fez, fico maneiro! Me sinto ate uma nova visitante de tanto tempo que faz que não vinha aqui :'( #xatiada

    Enfim, sobre o post, eu adorei as "mini resenhas"! Tô louca pra ler "A culpa é das Estrelas" e agora me deu vontade de ler "Quem é você Alasca?". Confesso que já tinha ouvido falar nesse livro, mas nunca nem parei para ler a sinopse sabe? Agora lendo o teu post me bateu uma curiosidade :B HEHE

    Enfim, boa sorte aqui no blog da Bea! :}

    http://rascunhosdasuuka.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, anja! Bom saber que adorou! Nossa, parece que todo o mundo é doido pra ler "A Culpa é das Estrelas"! Hahahah, não é pra menos, né? Ainda mais que é um livro mega comentado - e muito bem comentado! Bom, acho que te entendo... Quando ouvi falar de "Quem é você, Alasca?" a primeira vez, imaginei algo como um norte-americano no Alasca, querendo se aventurar por ele inteiro, e blá. Aí meu amigo me emprestou e eu AMEI!
      Muuito obrigada, anja! Beijos!

      Excluir
  6. ual , amei os livros , eu ja ouvi falar dos livros : A menina que roubava livros , a culpa é das estrelas (eu tenho esse em ingles)
    Já ouvi falar muito bem deles :D
    kissus
    cupcakederendas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é pra menos, são livros perfeitos! Tem, é? E já leu ele? :3
      Besus!

      Excluir
  7. John Green <3 <3
    Ainda não li "Quem é você Alasca?" porque não achei :/ parece que tá em falta aqui onde eu moro, assim como "A Culpa é Das Estrelas", mas esse eu já li, e é meu livro predileto, amo, AMO! Não sei bem porque ainda não li "A Menina que Roubava Livro", mas depois de ver tanta gente falando bem acho que finalmente vou ler.

    http://meninademuitosvicios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu sobrenome é igual ao de uma amiga minha *o* mas enfim... Eu comprei em Sampa, na Cultura. Siiim! A Culpa é das Estrelas é PERFEITO! Amo, amo, AMO! Sim, deveria mesmo ler. É o meu livro favorito, seguido por A Culpa é das Estrelas. Alguns estados doam o livro pra escolas públicas então você deve achar alguns em SEBO, dos alunos que não quiseram, ou em clubinhos de livros. O meu eu achei na livraria mesmo, mas já vi em SEBO e tal.
      Besos!

      Excluir
  8. Eu comecei a ler "A menina que roubava livros", mas desisti porque estava sendo muito maçante um dia eu ainda vou terminar de lê-lo. A culpa é das estrelas é lindo eu amo de paixão esse livro ♡♡♡♡. Quem é você, Alasca ? está na minha wishlist, espero poder ler em breve, não conhecia o terceiro livro,parece ser interessante.
    Seja bem vinda a equipe do blog !
    Beijos ♡

    http://crazy-costumes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, termine-o, não irá se arrepender! Eu também o amo demais! *o* O "Dançando no Escuro" é interessante, ótimo e perfeito! Mas é só pra quem realmente GOSTA de ler qualquer gênero, ele é meio forte. Quando eu digo forte, quero dizer que é preciso pensar muito. E não é o tipo de livro do qual tem muitos eventos alegres, então... Mas eu o amo muito!
      Obrigada, anja! Beijos!

      Excluir
  9. aff Bia, eu amo vir aqui, mesmo que não comento sempre :B
    e to com MUITA sdds >< vamo marcar com a Amanda e a Anne um dia no BH again <333333

    Beijos e fique com Deus :*
    http://phora-do-ar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sou louca pra ler A Menina Que Roubava Livros, só não tenho muita vontade de ler A Culpa É Das Estrelas porque tanta gente fala sobre ele que acabou ficando chato .-.

    EU SOU SEMIDEUSA TAMBÉM \O/

    Amor, comecei meu blog hoje, poderia ajudar visitando e/ou divulgando? Obrigada :3

    colorize-i.blogspot.com

    ResponderExcluir