17/04/2013

Resenha Literária: Alice


Sempre achei a Alice mais legal do que o resto das princesas da Disney. Talvez pelo fato dela não ser uma princesa (me processem, mas eu achava essa coisa de ser princesa um saco) ou talvez pelo fato dela ser curiosa como eu era quando criança. Depois de assistir á adaptação que o Tim Burton fez de "Alice no país das maravilhas", que depois de ler o livro descobri ser uma grande mistura de País das maravilhas e de Através do espelho, naquela versão mais dark e com mais ação acabei ficando mais apaixonada ainda pela história. Sempre fui curiosa para saber a versão original, mas tenho que confessar uma coisa: acabei comprando o livro pelo fato dele ser lindo e estar barato na época em que comprei. (Já postei algumas dessas fotos dele nesse post aqui.) Com toda certeza ele é um dos livros mais bonitos da minha estante! Na época, comprei na livraria Leitura, em um shopping, por R$16,90.


 Essa minha edição vem com as duas histórias nas versões originais que o Lewis Carroll escreveu sobre a Alice (País das Maravilhas e Através do Espelho) e com as ilustrações também do livro original do John Tenniel, que são lindas e super inspiradoras. O livro é repleto de poesias, o que pode ser um ponto muito forte ou fraco dependendo muito do gosto do leitor.




O primeiro livro da edição é o clássico Aventuras de Alice no País das Maravilhas. Acho que não preciso explicar o que acontece, não é? Eu pensava que conhecia muito bem a história toda, mas para minha surpresa, foi muito diferente (e maior!) do que eu imaginava. Muitas partes não são contadas nos livros infantis ou no filme da Disney, então acabei descobrindo muito mais sobre o universo de Alice. Me identifiquei muito com as brisadas os devaneios que a Alice têm com as coisas mais sem pé e sem cabeça do mundo. Gostei do livro, mas não amei e admito que o li um pouco arrastado por ter algumas partes meio chatinhas. Mas ainda assim achei que a leitura valeu a pena, então resolvi dar 3 hearts ao livro.




O segundo livro, Através do espelho e o que Alice encontrou por lá, já é uma parte um pouco mais inédita da história da Alice, o que acaba sendo um atrativo á mais á história. O livro conta sobre outra terra em que Alice viajou, só que em vez de caindo pelo buraco do coelho, ela acabou entrando do lado inverso de um espelho. Da onde o Lewis Carroll tirava inspiração pra essas entradas doidas eu realmente não sei, mas achei o livro super bom e o preferi á País das maravilhas. Esse mundo é um tabuleiro de xadrez, e Alice quer se tornar rainha nele atravessando todo o "tabuleiro". Aí é que aparecem a Rainha Branca e a Rainha vermelha (não confunda com a rainha de copas!) que acabam ajudando a Alice e mais alguns personagens super engraçados (destaque para um cavaleiro #fail que acabou virando meu personagem favorito da história). Muita gente acaba desistindo de ler Através do Espelho por não ter gostado ou por ter abandonado País das Maravilhas, mas realmente digo vocês a darem uma chance. Ao livro, mesmo que não seja o seu tipo de leitura. Gostei muito mais do que gostei do primeiro livro, me diverti com ele, recomendo horroooores, mas ainda não entrou pra lista dos meus favoritos, então acabei dando quatro hearts.
--_A edição pode ser comprada online na Submarino (recomendo!), na Saraiva e na Livraria Cultura.

E você, já teve vontade de ler algum dos livros da Alice? Qual achou com a premissa mais legal? Já leu algum dos dois livros? Se sim, o que achou? Gostaram da minha resenha? Tem alguma sugestão de livro que gostaria de ver resenhado por aqui? Me conte nos comentários!
Por Beatriz de Oliveira.

17 comentários:

  1. Me deixou com muita vontade de ler os dois livros. Também sempre gostei de Alice, assisti a versão do Tim Burton e li os livros infantis dela, mas esses ainda não li. Beijão <3

    http://detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Você leu minha mente, eu estou a uma semana lendo sobre alice no pais das maravilhas, versões originais e adaptadas. Tbm adoro essa história e sou louca pra ler o livro, mas tenho que esperar a vontade de minha mãe. Eu vi sobre um manuscrito original e fiquei com masi vontade ainda, adorei o post.
    www.tendencia-variedades.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito comprar a versão comentada, dizem que tem altas polêmicas lá... diseram que tem até algumas passagens que foram metaforicamente associadas á pedofilia! #tenso, mas quero ler :B

      Excluir
    2. Mas realmente a maioria (tipo todos) os contos de fadas e efins, tem uma pegada metafórica puxando pra sexualidade e cia, procura sobre a pisicologia dos contos de fadas tem falando sobre muitos detalhes que, quando crianças, não percebemos. Mas mesmo assim eu continuo adorando. Busca tbm a versão original tipo dos Grimm são legais as versões

      Excluir
    3. Sim, vi isso no just lia!
      Li a versão original da Cinderela, da pequena sereia, da aurora, da bela e a fera... TEEEEEEEEEEEEEENSO. HSUYAHSUAHS
      Vou dar uma pesquisada no google sobre a psicologia por trás dos contos de fadas, acho isso muito bacana e interessante.

      Excluir
    4. Eu errei, o nome é psicanálise dos contos de fada
      http://www.cefetsp.br/edu/eso/filosofia/contosfadaspsicanalisechaui.html
      Vi aqui falando sobre isso
      http://xa.yimg.com/kq/groups/15250498/2139827055/name/A_Psicanalise_dos_Contos_de_Fadas.pdf
      ...

      Excluir
  3. ownnn quero ler *.*



    http://simplesmenteassimj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não curto muito Alice, acredita? mas esse teu livro do perfil, TFIOS, amo muito! Fiz review do Teorema Katherine, depois dá uma olhada! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! sua resenha me abriu os olhos pra teorema katherine. Ia comprar essa semana! ainda quero comprar, mas mais pra frente quando eu terminar de comprar os principais da wishlist. Obrigada ♥

      Excluir
  5. alice é vida, atravez do espelho mais ainda *---*

    ResponderExcluir
  6. só uma coisa: ALICE *----------------------*

    ResponderExcluir
  7. país das maravilhas é amor. adorei a resenha, voce leva jeito pra isso! i que vc tá lendo zumbis X unicórnios. poderia fazer uma resenha dele depois aqui? estou na duvida se compro ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pretendo fazer a resenha de zumbis x unicórnios em vídeo, o que acha?

      Excluir