26/04/2013

Vamos falar sobre fontes?


Não sou do tipo que é ciumenta, mas sou muito possessiva com algumas coisas. Com meus adesivos do caderno? Não (aliás, sempre saio dando eles ou os colando na testa dos amigos lá para outubro, quase no final do ano).  Com amigos? Nem tanto. Com aquela banda hipster que só eu conheço? Também não. Mas se tem algumas coisas com que sou possessiva essas coisas definitivamente são livros e fontes. Como eu sofro pra emprestar livros! Antes eu emprestava sem dó, mas depois de algumas experiências em que livros que eu amava voltaram detonados ou simplesmente não voltaram decidi repensar pra quem empresto eles. E enfim as fontes. Desde que comecei a blogar, tanto aqui quanto em outros blogs antigos meus, sempre quando me perguntavam o nome da fonte do cabeçalho eu desconversava e indicava outras que achava legal. Mas quando vejo que ainda nos tempos de hoje, em pleno ano de 2013, as pessoas ainda usam Comic Sans MS me aperta  tanto o coração (ainda mais quando em capas de trabalho ou em edições para blogs) que resolvi indicar alumas fontes. 


Obviamente a frase não é da Clarisse, mas deveria estar estampada em toda a internet. O que me deu inspiração para essa postagem foi esse post no Vinte e Poucos, que fala como cada fonte tem uma personalidade diferente. Vocês já devem saber que geralmente a fonte pedida nos trabalhos do colégio ou faculdade é a Arial no tamanho 12, mas que raramente é usada em livros, por serem diferentes fontes, com diferentes funções mas para, ás vezes, transmitir a mesma mensagem. Essa Imagem do mesmo post da May explica isso muito bem:
Untitled
Como ela disse no post, a mensagem é a mesma, mas a personalidade é totalmente diferente. Com um pouco de imaginação dá até pra brincar de adivinhar quem escreveria com essas fontes. Fontes são importantes tanto para criar uma boa impressão para algum produto - dou sempre de exemplo os da benefit e os da MAC. A Benefit é mais divertida e usa fontes mais diferentes que combinam com a marca, e já a MAC sempre usa fontes minimalistas e elegantes, que acabam combinando mais com o produto final - ou até mesmo na hora de fazer uma tatuagem (que pode ficar completamente diferente - pra melhor ou para pior! - dependendo da fonte escolhida).

Apesar de eu ser super ciumenta com as minhas fontes, resolvi dar uma ajuda pra quem quer fontes novas, seja pra tipografia, para escrever ou fazer uma postagem no blog e etc. e indicar as minhas fontes favoritas aqui pra dar algumas dicas á vocês! Baixei todas no Dafont, pra achar elas é só jogar o nome da fonte na barra de pesquisa.



Espero que gostem da seleção! No seu computador, você tem alguma fonte com que tenha uma relação especial? Eu tenho um tipo de possessão com a Brain Flower, mas tantas pessoas me perguntaram qual era a fonte que eu uso na maioria dos posts daqui do blog que resolvi colocar ela aqui de indicação. Qual sua fonte favorita da seleção? Me conte nos comentários!
Por Beatriz de Oliveira. 

40 comentários:

  1. Olá, adorei as fontes, elas são muito lindas. Adorei seu blog e estou seguindo, voltarei sempre :D
    http://faahsantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoroooo essas fontes bem fofas e diferentes, dão uma diferença na edição da imagem ou foto. O blog ta lindo, adorei o novo layout, você que fez? Faz encomendas de layouts?

    Beijos
    www.mundodocedelicioso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, fui eu quem fiz o layout :D
      podemos combinar alguma coisa de design, tati! me envie um email ali na guia de contato (http://ahasagata.blogspot.com.br/p/contato_29.html) ou pro email ahasagata@hotmail.com

      Excluir
  3. Respostas
    1. adoro baixar fontes! acho que é uma coisa que dá mais personalidade pra tudo *-*

      Excluir
  4. Ainda bem que eu não sou a única possessiva com livros, empresto com uma imensa dor no coração (e um monte de recomendações) mas enfim, eu tenho quase todas essas fontes que vc falou e confesso que até um tempo atrás eu usava Comic Sans, mas graças a Deus parei de usar haha
    eu sempre fico curiosa pra saber quais são as fontes usadas nos blogs, pq são umas tão <333
    bjs

    http://dna-diferente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #quemnunca usou comic sans? sdds msn e depoimentos no orkut HSUAHUSHASHA

      Excluir
  5. Adoro fontes ! Gosto de fontes finas e elegantes pra montagens das fotos pro post e algumas grossinhas pro banner do blog :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também sou desse jeito, mas as minhas favoritas são as simples, tipo a brain flower ou a elegantilight :)

      Excluir
  6. Baixar fontes é um vício já! Quando vou no Dafont pra baixar uma, acabo baixando 5 ou até mais. Eu prefiro fontes mais finas e discretas, tipo a Brain Flower (que eu estava querendo muito!), a Catman e a Elegantlight. Curto algumas grossas também, só que pra usar no layout, e nem todos me agradam! Sou bem chata com isso, hahaha.

    Beijos! Natália ♥
    quatorzeoutonos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu computador já tá super pesado por causa de fontes! HSUAHSUHAS

      Excluir
  7. Eu adoro fontes, sou uma viciada. Das que você colocou, a minha preferida é brain flower, que eu já tinha a um tempinho :P

    Beijos, Jusst We

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também é a minha favorita (vide o cabeçalho do blog), hahaha

      Excluir
  8. Aiiiiinnn Biiia! Super obrigada! Lembra que eh até comentei em uma foto sua perguntanto, e você mudou de assunto? HAHHA' agora eu seeei ! Você é de mais. Muito obrigadaa! Beijoooo !

    aiiquelindo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas querida. beijooo
    http://www.eibonita.info/

    ResponderExcluir
  10. Eu sou muito possessiva com amigos (mesmo não mostrando, mentalmente eu sou, e muito IEOAHS) e com livros, fontes também, mas ai bem pouco, eu fico meio "hum, deixa eu ver se eu lembro" na hora, mas depois eu acabo falando HAHHAHA. Nossa, livros é uma coisa tipo, me empresta tal livro, e eu começo a inventar MILHÕEEEES de desculpas AHHAHHAA. E nem me fale dessas pessoas que usam comic sans, uma vez eu fui falar para uma guria não usar no trabalho, que era muito feio, ela falou que amava essa fonte e começou a perguntar um monte por que, HAHAHHA, ai eu deixei pra lá... Você consegue ter conteúdo mesmo em um post dando indicações de fontes, é por isso que eu amo o Ahasa Gata aioshia. E Brain Flower é vida HAHHAA
    Beijos ♡
    Sim Senhorita (Clique aqui ou no perfil)
    @SiimSenhorita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HSUAHSUAHSAU CIUMENTA U.U
      Gente, comic sans : NÃO. Se eu fosse tua professora eu zerava esse trabalho. JSAUSHAUSH

      Excluir
  11. Eu adoro lotar o computador de fontes! Se têm uma coisa que eu também sou possessiva, é fontes, livros e essas tranqueiras de utilitários da internet. Por aí. ASHAUHSAUSHAS.
    Também me aperta o coração quando vejo minhas amigas usando fontes nada legais, tipo a Comic Sans e fico pirada na batatinha. Acredita que eu conheço um blog que ainda usa essa fonte? M-O-R-T-A.
    A Brain Flower é linda! Percebi sua relação super séria com ela! ahahahah. Tenho as minhas preferidas sim (mas quase nunca lembro o nome), e uma delas é a Brain mas eu adoro as cursivas e as minimalistas. Fica a coisa mais linda em layouts mais trabalhados <3 Estou baixando as três últimas porque são um amor e eu me a-p-a-i-x-o-n-e-i de cara.

    Beijos ♡
    World Cutest | Twitter pessoal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HSUAHSUAHSAU Blog bom de goodies fica guardado á sete chaves
      Blogueira de qualidade - n
      Em um relacionamento sério com a brain flower, bjs

      Excluir
  12. Awnnnnn lindas essas fontes



    http://simplesmenteassimj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Essa primeira que você citou na imagem, é minha favorita, sempre uso ela nas imagens do meu post ♥
    Adorei demais essa seleção >.<
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. menina sempre tem alguém que faz a capa do trabalho com Comic Sans, kkkkk mas enfim, as fotos que vc citou são lindas (tenho quase todas baixadas) e vou baixar as que não tenho!


    http://conectadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi , que blog fofo adorei aqui seu cantinho :))
    Queria saber se você não quer fazer troca de seguidores ?! se sim entra lá no meu blog viu bjs

    www.karolinefernanda.com

    ResponderExcluir
  16. Melhor Sabedoria da Bia não têm!! HUASUHAUSHAUS
    Comic Sans me irrita de uma tal maneira!!
    Ainda lembro de quando usava essa fonte nos trabalhos da escola hahahha!
    Estava louca para saber o nome de uma fonte (a Brain Flower) e finalmente achei!!!
    www.reindicando.tk

    ResponderExcluir
  17. A que eu mais gosto é a Brain Flower, sempre uso ela nas edições do meu blog! Curto mto o Picmonkey, tem várias opções de fontes legais tbm. Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Minha preferida também é a Brain Flower, seilá, é muito perfeita essa fonte! Acho que tenho a maioria no meu computador!
    Adorei a sua frase "Clarisse", concordo muito com com você, até porque como eu não sabia como usar fonte eu só colocava essa! HAHA! Que desastre! Ótimo post (;

    ResponderExcluir
  19. Gostei de todas,é sempre bom ter uma fonte diferente no texto,fica mais interessante e bonito
    http://sonhosdeegelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir