29/05/2013

Os 10 mandamentos na hora de divulgar seu blog


Você já sabe o nome do blog, já criou um layout bacana, tem um conteúdo legal que combina com você, mas ainda está faltando uma coisa: os leitores. Digo, os leitores de verdade, não aquelas coisas do "adorei teu blog, seguindo segue de volta". E qual a forma de conseguir isso? Divulgando seu blog do jeito certo!  Mas, como disse, você tem que o divulgar do jeito certo. Principalmente quando começamos a blogar acabamos ficando meio afoitas por comentários e seguidores e acabamos fazendo uma publicidade ruim do blog, comentando sem ao menos ler o post, naquele maior estilo "seguindo-segue-de-volta".  Então, como algumas leitoras me pediram no Ask.fm do blog, aqui vão algumas dicas para divulgar seu blog do jeito certo:


A forma mais eficaz de se divulgar seu blog é comentando em outros blogs. Assim você, além de conhecer outros blog com quais você se identifica, atrai leitores para o seu. Quem não fica morrendo de vontade de conversar com aquela pessoa que deixa aquele comentário enorme em um post em qual você se esforçou muito? 



Em contrapartida com o item acima, nós temos os comentários toscos, onde, em vez de ter vontade de conversar com a pessoa que você sabe que leu seu post, você tem vontade de socar a cara dela. Me lembro que a Amanda fez um post sobre posers e um cara comentou "adorei o estilo deles, visita meu blog?". Isso deixa na cara que você não leu o post e faz uma má divulgação do blog, que eu particularmente chamo de publicidade Dollynho: você está divulgando, mas não deixa ninguém com vontade de visitar seu blog. Outra coisa chata são os comentários "Adorei a visita, retribui? ~link do blog aqui~". Cara, se você quer visitas é mais fácil ficar dando F5 no teu blog toda hora do que incomodar os outros com esse tipo de comentário estúpido. 


Grande parte das visitas do blog vem do Instagram (que, aliás, é @beatrizoliveirasouza). Não que eu poste algo relacionado ao blog lá, eu apenas deixo o link no meu perfil e os curiosos e os stalkers acabam vindo parar aqui. Então a dica é deixar o link do seu blog nas redes sociais, como no Facebook, no Twitter...


A coisa que atrai mais e mais visitas é também a coisa mais importante do blog: o conteúdo. E se seu blog tem um conteúdo legal, criativo e postagens frequentes o destino dele é o sucesso. Aproveite e bote em pratique a dica anterior: poste o link dos posts todos os dias nas redes sociais.


A partir do momento em que você começa a interagir com outros blogs, tanto por comentários quanto por redes sociais, você ás vezes acaba se tornando amiga de algumas blogueiras. Um exemplo é a minha relação com a Amanda, do Conspirantes: eu direto comentava por lá, dando a minha opinião, então começamos a conversar. quando soube que ela estava organizando um encontro de blogueiras aqui na minha cidade fui conhecer ela e acabei conhecendo outras blogueiras (beijo pra Anne, pra Julys e pra Belisa) de quem sou amiga hoje em dia. Nos falamos quase todos os dias por mensagens (viva o whats!) não só sobre blogs, mas sobre nossa vida pessoal também. Outros exemplos são a Anna do Word Cutest, a Mari do Reindicando e a Ana do Sim Senhorita: agente direto se fala por redes sociais. O que isso tudo tem a ver com divulgação? É que quando fazemos algum post de opinião chamamos umas as outras, e isso, de forma indireta, acaba trazendo visitas. Mas na boa? Ter conhecido elas compensa muito mais que visitas no blog.


Eu simplesmente a-do-ro posts e textos de opinião, mesmo que essa opinião seja diferente da minha. Quem me conhece sabe que eu amo argumentar sobre o meu ponto de vista, então devo admitir que esse é o tipo de post que mais gosto de ler, porque me dá uma grande abertura de comentar o que achei sobre ele embaixo. Essa interação faz com que eu e muitas outras pessoas continuemos visitando o blog.


Quem vê uma foto que foi tirada pela Melina Souza, do blog A Series of Serendipity, sabe que a foto foi tirada por ela. Além dela ter um jeito super próprio de fotografar, as fotos são o que mais chamam atenção no blog dela. Já perceberam que blogs que criam vídeos e que tiram as próprias fotografias sempre chamam atenção? Outro exemplo são os Looks do Depois dos Quinze, que foi o que mais chamou leitoras para o blog da Bruna. E não é preciso ter uma câmera super foda para fazer isso: dá pra tirar fotos super boas com as clássicas (e baratas!) Cyber Shots digitais.


Uma ótima oportunidade de divulgar seu blog é dando sua opinião em posts de outros blogs. Participe deles! Geralmente as blogueiras falam sobre isso em redes sociais, como no Twitter ou no Facebook, então é sempre bom estar por lá para se voluntariar.


Quem nunca ficou apaixonada com o layout de algum blog? Existem blogs em que fico horas só admirando o layout. Ter um layout legal e criativo sempre atrai leitores.


Já vi um monte de blogs com muito potencial para serem grandes, que gravavam vídeos e que tinham fotografias próprias, mas que tinham poucos leitores por culpa de não retribuírem e responderem os comentários. Interaja com seus leitores no seu post e até mesmo no post deles e crie uma relação legal com eles! Mas claro que você pode fazer uma curadoria do que vai responder: eu, por exemplo, nem perco o meu tempo respondendo e retribuindo comentários do tipo "adorei o post, me segue de volta?".

Esse post foi um pedido de leitoras no Ask.fm do Ahasa Gata. Que tal pedir um post por lá também? Clique aqui e envie sua dúvida ou dica! Qual dessas dicas de divulgação você mais utiliza? Você tem alguma técnica específica? Me conte aqui em baixo, nos comentários!

Por Beatriz de Oliveira. 

34 comentários:

  1. Concordo com todos esses mandamentos.
    Realmente é muito chato aqueles comentários 'seguindo, segue de volta', detesto. Só mostra que a pessoa não teve interesse nenhum em ler o nosso trabalho.
    Adoro seu trabalho continue sempre assim *.*
    Beijoo
    http://www.eibonita.info/

    ResponderExcluir
  2. sempre que eu tenho um tempo eu faço o máximo pra pelo menos responder os comentários, e sempre que possível, retribuir, mas desanima tanto quando vê que TÁ NA CARA que a pessoa nem leu o post, só tá querendo realmente que retribua.. eu fico muito triste.

    http://bygarotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é foda quando você se esforça pra caralho procurando imagens, tirando suas fotos, criando um texto legal e vem a criatura e comenta "que legal, visita meu blog?"

      Excluir
  3. Você disse tudo Beatriz, por mais que você não tenha tempo para responder e interagir é essencial que isso aconteça!

    Sempre tem aquelas pessoas do "segue, que eu te sigo de volta" é muito chato, e em relação as fotos, concordo totalmente, todo mundo hoje tem um celular com uma camerazinha, não custa nada tirar suas próprias fotos.

    Os conteúdos, nem se fala, existem muitos plágios de texto mesmo, tipo "ctrl+c ctrl+v", chega a ser bizarro, enfim!

    Amei o post, parabéns,
    Beijos!

    http://enjoythelittllethings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem falo de plágio, cara... já passei por isso tantas vezes q nem comento! HSUAHSU
      concordo mesmo! todo mundo tem um celular com câmera hoje em dia.

      Excluir
  4. Lol Essas dicas são muito legais e uteis oara mim, pq meu blog ficou parado por um tempo e tenho que divulgar e chamar meus leitores de volta, acho que vou criar uma fanpage e um insta ou twitter, estou em dúvida, mas amei as dicas, viu?
    =*
    -M

    ResponderExcluir
  5. Estilo poser: Como seguir IUSAHDIUSHDIUSAHDSAIUHDIASUHDAIUSDHASIUDHAIUSHDAIUHDASIUDHASIUHDASIUDHAISUDHASIUDHASIUHDUASDHIAUSHDSAIUHDIUASDHSAIUHDSAIUDH

    ResponderExcluir
  6. Rindo horrores com o "comentário dollynho" hauhauhauah
    O pior é quem fala "segui aqui, segue de volta?" e no fim nem seguiu o blog! essas pessoas postam tantos comentários no 'automático' que nem devem saber do que tão falando rs.
    Interagir corretamente pra mim é a melhor forma de divulgar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JHDSUHDUSHD publicidade até tem, mas é péssima!
      PIOR. RAÇA. EVER.

      Excluir
  7. Guria, super concordo contigo! Não á nada pior do que aqueles comentários "seguindo, segue de volta?" véi, se mata u.u kkkkkk adorei a imagem do dolinho, bem realístico :B
    Beijos, hgata.

    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Concordo com tuuudo que você falou,Bea! A coisa mais chata do mundo,é você ver que recebeu um comentário e quando for ler é: "Adorei seu blog,seguindo aqui,segue?"! Vou ser bem sincera,nem respondo! hahaha Mas é,a pessoa nem leu o post e já sai pedindo seguidores,haha. Beijos

    depoisdovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Vc faz um puta post legal ae vem o 'ser' e comenta: ''Nossa, adorei seu blog, seguindo segue de volta ?''
    Eu ODEIO esse comentário... simplesmente me da vontade de entrar no computador e estrangular essas pessoas kkkkkkkkkkkkk''
    Adoro seu blog Bea ♥ Bjos R3h

    http://wunderl4nd.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, odeeeeeeeeeeeio quem faz isso! ainda bem que nao podemos entrar pelo computador, pq se não iria rolar fight HSUHAUSHA

      Excluir
  10. Sim,sim. Realmente essa é uma forma muuuito boa de divulgar, sem queimar a imagem de seu blog. Gostei bastante da forma como você expôs as dicas. Ficaram bem mais práticas, e claras, do que as várias que estão espalhadas por vários bogs. Vale a pena segui-las e ter um bom resultado.

    Beijos!!
    http://dama-louca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Realmente adorei as dicas ;)) Pretendo voltar com meu blog esse mês, e a divulgação sem dúvida vai ser bastante necessária. Embora eu já meio que soubesse como divulgar, foi ótimo dar uma relembrada e aprender outras coisas que não sabia. Enfim obrigada <33 Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sempre bom ler os pontos de vistas diferentes na questão de divulgação!

      Excluir
  12. Concordo com tudo o que você disse, e nossa , direto vem meninas comentando nas minhas postagens gigantescas e trabalhosas: " oi, gostei do seu post, estou seguindo retribui? " da vontade de da uma tijolada né ? isaisasausah , sacanagem demais com a minha face !
    Mas enfim , sobre os layouts , também fico babando horrores em vários que eu encontro por aí, tem gente que tem um talento dus deuses, coisa de loko né vey , e o seu é um deles *o* Achei seu blog através do 'Sim Senhorita", e cara, to amando tudo isso aqui ! iaausahasush parabéns viu , ta perfeito !

    http://quinzemares.blospot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tijolada. HSUAHSUAHSUAHSAUSHUA
      Exatamente, queria ter o mesmo talento pra layouts :(

      Excluir
  13. Eu adorei as dicas, ja seguia elas há um tempão, e elas são ótimas pra quem esta começando!!
    Beijão
    http://patrulhafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem só pra quem está começando, ahco que servem pra todas as blogueiras em geral :D

      Excluir
  14. we are lindas e julys não foi nos encontros :c

    ResponderExcluir
  15. amei as dicas! já pratico algumas coisas descritas e procurarei melhorar em outras!
    ps: comentário dollynho foi o melhor kkkkkk

    obrigada e beijos!
    http://seumundoeomeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HSUAHSUHA só falta comentar "oi eu sou o bloguinho seu amiguinho, me segue?"

      Excluir
  16. Oi, estou no começo do Blog, as primeiras postagens e acho que me encontro totalmente na situação descrita, aquela coisa de que pra eu me esforçar pra escrever mais depende de um comentário legal. E acho que suas dicas me ajudaram bastante, pelo menos estou tendo novas ideias de como poderei de agora em diante começar a divulgar meu blog. Achei a ideia de tirar fotos e fazer vídeos próprios muito boa, e com certeza é algo que prende a atenção do leitor, mais eu ainda sou meia tímida sabe, e tem aquela questão "Meu Deus, se alguém da minha (pequena) cidade ver que eu escrevi isso, ou que eu fiz esse vídeo provavelmente vão me zoar e tal, tanto que no começo agora pra divulgar eu uso o meu ask pessoal (que ninguém conhecido tem) e um twitter que eu fiz só pro blog" Acho que aos poucos vou perdendo o medo e me entregando a isso rs! Outro quesito é o tempo, como diz minha mãe quem quer medicina deve estudar o tempo todo (o que fazer quando se quer fazer tudo que se ama ?) Mais nesse meio termo eu vou tentando conciliar o que eu amo, meu sonho de ser escritora de um blog com a minha cara e que todo mundo goste e passar pra medicina! Acho que acabei falando de mais, enfim amei o post e com certeza vai foi uma ajuda e tanto pra começos turbulentos! Obrigada, xoxo.
    k-cliche.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também tenho essa cisma de que iam me zoar... as inimiga me zoam mesmo, mas 99% do povo daqui gosta!

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Oie gostei muito da matéria ,valeu msm se quiser visitar ! rs www.artistasdesesperados.blogspot.com

    ResponderExcluir