14/09/2013

Spring Breakers: filme ou clipe de funk ostentação?

Spring Breakers não tem meio termo: ou você o ama ou o odeia. Sou uma das que participa da segunda opção: achei o filme uma espécie de American Pie sem a comédia e um pouco mais violento. Não sei se sou eu que não manjo dos paranauê cinematográficos ou se o filme é ruim e sem roteiro mesmo. Pelo menos não estou sozinha: o filme é classificado como 2,5 em 5 estrelas de avaliação no Filmow, o que é uma média um tanto quanto ruim.

Acho que o filme chamou a atenção de todo mundo por ter as ex estrelinhas da Disney em um filme que pretendia ter um apelo mais sensual. Eu mesma pensei que gostaria de ver como a Vanessa e a Selena atuariam em um filme com um gênero diferente do qual elas estão acostumadas á fazer. Fui meio decepcionada nesse quesito: o roteiro não as deu abertura suficiente pra fazer uma atuação legal e que chamasse atenção. Aliás, esse problema acabou ocorrendo com todos os atores: nenhum me chamou atenção por uma ótima atuação. Um desperdício de James Franco. Achei digna as atuações da Vanessa e da Ashlay, mas só. Em algumas cenas as achei meio forçadas. Não ornou tanto, sabe?

O que me chamou mais atenção na hora de ver o filme foi que ele parecia ter um pouco de drama, e como esse é meu gênero favorito de filmes, fui assistir. Também fui decepcionada: a personagem mais interessante e com alguma história vai embora no meio do filme.

Não sei quanto aqui no Brasil, mas nos EUA a classificação do filme foi 18. Quando soube disso, eu e uma amiga ficamos indignadas: pelo trailer o filme não parecia ser tão pesado! Mas essa minha opinião mudou bem no início do filme: ele mal começa e já temos a visão de um monte de garotas fazendo topless e dançando de uma forma nada inocente com uns caras, em uma festa na praia. Gente. Eu estava esperando um filme de gente vida loka, mas não com gente TÃO vida loka assim. Não é atoa que o filme é considerado Teen Porn não, meu povo.


Se tocasse Mc Daleste em vez de Skrillex na trilha sonora, o filme podia se passar naturalmente por um clipe de Funk Ostentação: na maior parte do filme oo que acontece é a apologia as armas, mulheres peladas e dinheiro. Uma das cenas mais estranhas do filme sem dúvidas é uma em que as quatro protagonistas estão no quarto do Alien (James Franco) e se esfregam em notas de dólares enquanto ele mostra sua coleção de armas para as garotas. Oi? Além dessa cena totalmente WTF, nós temos mais algumas partes bem non-senses no filme: Um exemplo é a cena em que Alien toca uma música lenta da Britney Spears no piano para as garotas e cenas aleatórias do filme passam pela tela. Além de ter sido um momento sem propósito algum acabou durando tempo demais.

O filme tem só 94 minutos, mas pra mim pareceu ter 5 horas. Apenas achei que não iria acabar! Já vi filmes bem maiores (vulgo o Lolita de 1962, em preto e branco, com suas duas horas e meia) que pareceram ter passado mais rápido. Meio sem propósito. Não entendi se o filme foi uma crítica á sociedade jovem americana ou simplesmente vazio.

Mas, apesar de todas as características negativas do filme, o que matou mesmo foi o final: já vi vários filmes de ação com cenas forçadas e exageradas, mas essa foi demais pra mim. DEMAIS. De todos os filmes que já vi na vida, esse tem o pior deles. 
A única coisa que salvou o filme foi a fotografia: está totalmente impecável! A câmera sempre está posicionada no lugar certo, as cores do filme são lindas e vivas, as técnicas de edição são muito bem elaboradas... e foi a única coisa que me impediu de dar apenas meia estrela de avaliação para o filme.



E você, já viu Spring Breakers ou tem vontade de assistir? Faz parte da turminha que amou ou está comigo nos que não gostaram? Me conte nos comentários!

23 comentários:

  1. Nossa, amei esse post hahahahahahahhh Ótima crítica Bia.

    ResponderExcluir
  2. Nha,:< estava afim de ver,mas se for tão merda assim nem vou gastar meu tempo.O Lolita que vc citou ai é aqle do livro de Vladimir Nabokov? Não sabia quee tinha o filme :33
    garota-inflamavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem o filme de 62 e um mais novo (acho que la pelos anos 80, que é menor e colorido).

      Excluir
  3. Eu não cheguei a ver o final, porque tava muito ruim! hahhaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tive que dar um pause e ir fazer outras coisas também pq eu tava quase dormindo. HSUAHSUH

      Excluir
  4. Já assisti ao filme e realmente é muito ruim. Não esperava nada engraçado e divertido, nem zoação pro lado de ninguém, mas também não imaginei que seria algo tão triste. Triste no sentido de sem alegria mesmo, porque simplesmente não tem gente feliz nesse filme, a não ser quando estão todos chapados. A única coisa que me deixou contente no filme foi quando a personagem da Selena foi embora. Acho que você se referiu a ela como uma das suas personagens favoritas, e foi a minha também, mas acho que deixa-la naquele lugar aumentaria minha angústia, de verdade. Mas também achei que, mesmo depois de ela ter ido embora, poderia ter participado um pouquinho mais do filme, sei lá, no começo parecia que era tudo focado nela (a viagem, a diversão, tudo era pra ela), mas do nada ela se foi e não voltou mais. PUF! Deixou de existir. Não entendi.
    Enfim, não recomendo o filme pra ninguém, mas ainda assim não digo que é o pior que eu já assisti. Ele tem uma história, meio fraca, mas tem. Acho que os produtores não quiseram exagerar no sofrimento das meninas, mas acho que por não intensificar nada, acabou que o filme não mostrou nada. Entendeu? HAHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente com esse comentário! E sim, achei a mesma coisa com a selena: era a única personagem com um pouco de conteúdo e de repente ela some? não curti!

      Excluir
  5. Nossa parece que ele é ruim mesmo hein. Nunca assisti e nem sabia que existia. Depois do seu post nem sinto a mínima vontade de assistir. Mas vou tentar, para criar minha própria conclusão. Se eu assistir eu te falo o que achei.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo falou desse filme, que queria ver e etc..
    Mas assim que eu vi o trailer, já sabia q ia ser ruim e nem me dei ao luxo de ver...
    Mt bom seu post!!

    beijos da Lari <3
    www.olhacomoeufaco.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo trailer eu tinha imaginado algo totalmente diferente.. haha

      Excluir
  7. "Não sei se sou eu que não manjo dos paranauê cinematográficos ou se o filme é ruim e sem roteiro mesmo". Hahaha' o jeito como você escreve é muito divertido! Não assisti "Spring Breakers", mas as opiniões que ouço vêm de extremos diferentes, do jeito que você disse mesmo: tem gente que ama, tem gente que odeia. Tenho um amigo que é viciado nesse filme, insistiu até para que eu assistisse e eu arranjei de tudo quanto é desculpa para não fazê-lo, porque, né... a vontade é miníma.

    Amei mesmo aqui, já segui. Oh, rimou! Certo, parei de ser idiota, haha.

    Beijos ♥ Jeito Único

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, rimadora! Hahaha
      Seu amigo HOMEM curtiu esse filme? Até sei pq! SHAUHSUA

      Excluir
  8. Sinceramente, desde que começou toda a divulgação do filme eu NUNCA me interessei
    Acho extremamente irritante quando as estrelas da Disney "crescem" e começam a fazer esse tipo de apelação, e o engraçado é que acontece com todas elas (Britney e seus ataques, Justin Timberlake e sua cara de comedor em todos os clipes, Demi Lovato tendo ataque de sou gostosa e tirando fotos nada convencionais, Miley e suas aparições cada vez mais apelativas, Selena Gomez tentando chamar atenção com roupas curtinhas...)eles precisam entender que se chegaram aonde chegaram é graças ao público infanto juvenil, e se eles querem deixar essa imagem pra trás, pelo menos façam isso de uma maneira boa, tem muito artista por ai que nunca precisou dar nem uma reboladinha em cima de um palco pra chamar atenção, quem tem talento usa dele e não dessas apelações.
    Enfim, o filme não me interessa em nada k

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, somos duas! Se quer mostrar que crescer tenha atitudes de uma pessoa adulta, não precisa ficar mostrando quanto sex drugs and rock and roll você é.
      "Justin Timberlake e sua cara de comedor em todos os clipes" HSUHAUHSUAHSUHA

      Excluir
  9. antes do filme ser lançado eu queria muito ver, mas depois de ver vc e mais dezenas de pessoas falando que odiaram a minha "ansiedade" caiu em 80% mas mesmo assim quero vero filme (tenho esse lance de querer ver o filme quando as pessoas falam que é ruim) quando estiver sem nada pra fazer, vou lembrar desse filme...
    te mandei solicitação lá no Filmow (:
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho isso de querer ver os filmes polemicos!
      Te aceitei :D

      Excluir
  10. Assisto ou não? haha Pra tirar a duvida acho que eu vou.

    ResponderExcluir
  11. Amei, muito bom!
    Acho que assim, eles colocaram grandes estrelas teen pra chamar atenção do publico alvo, mas não deu muito certo, acho que nm vou assistir.
    Gatinha tem post novo lá no blog, não deixe de dá uma passadinha, beijos.
    Blog: http://fasesdegarota.blogspot.com.br/
    Canal: https://www.youtube.com/user/isabelyrogrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pra chamar atenção sim, mas com certeza esse não é o público alvo, sendo que a classificação é 18! hahah

      Excluir
  12. Eu estava até curiosa para assisti , mas pela sua crítica, acho melhor eu nem perder meu tempo, já vi que não vou curtir o filme, afinal de contas eu só iria assistir por causa da Selena, mas como você disse que não souberam colocar ela bem em destaque e o filme pelo visto foi um horror , vou nem perder tempo, acredito totalmente em você.

    simples-garotaa.blogspot.com

    ResponderExcluir