04/12/2013

Amizades ruins.


Todo mundo já tem ou teve uma amizade ruim. Mas já ouviu dizer que uma laranja podre contamina todas as outras (Oi vó!)? Isso é verdade. A maioria das minhas amizades são de longa data. E toda relação de longa data, tem muita história para contar, boas ou ruins. Eu tenho uma amiga que adora tirar comigo, e o pior, ninguém acredita nisso. Todo mundo acha que eu sou paranoica e que estou vendo coisas. Ela é um amor quando tem uma platéia, mas muda completamente quando estamos a sós. Sempre tentando me diminuir, me imitando e fingindo que não, "esquecendo" e contando meus podres por aí e coisas assim. Tudo bem, eu não sou uma amiga perfeita, mas eu sei ter limites, sabe? Aliás, uma coisa super importante numa amizade: limite.


Diversas vezes eu tentei entender, aceitar e relevar esse tipo de comportamento.  Me doei tanto e não recebi uma migalha em troca. E eu detesto migalhas. Ou você é meu amigo por inteiro, em qualquer lugar, na frente de qualquer pessoa, ou você simplesmente não é. Me dei tanto que cansei. Repeti o clico de: a pessoa apronta comigo - eu tento conversar e aceitar - a pessoa pede desculpas - eu aceito - a pessoa apronta comigo... E o ciclo se repetiu por anos.


Amizade é ter um ombro para chorar, para te puxar a orelha quando for preciso, contar segredos e saber que sempre serão segredos, é ter alguém que te entende, te decifra, é cuidar e ser cuidado, é ter um irmão de pais diferentes. Isso é amizade, e o que eu vinha tendo não passa nem perto disso. Qual o  sentido disso?
Chega, cortei, tirei, não quero mais. Foram milhares de fatores que me levaram a querer fazer isso, não pense que eu tentei uma vez e desisti, foram anos dando murro em ponta de faca. Não a culpo, talvez fosse melhor assim. Amizade não se pede, não se força. Amizade boa é aquela que chega de repente, que mesmo tendo pesares, dá para resolver, concertar e ficar tudo bem. Amizade é igual amor, não se pede, se é para acontecer, acontecerá. E comigo não aconteceu. Eu estava sobrecarregada, cansada e magoada. E pessoas ruins trazem energias ruins e se tem uma coisa que eu detesto é terminar o ano com alguma pendência na minha vida, e essa era a minha pendência, minha amizade ruim.

Como diz minha mãe, tem males que vem para o bem. Foi ruim, mas agora eu sei exatamente o tipo de pessoa que eu quero longe de mim e o tipo de pessoa que eu quero atrair para mim. Alguns males precisam ser cortados para que bens chegue. Como eu já disse, uma laranja podre contamina todas as outras. 

"E você? Tem alguma laranja podre que deseja cortar da sua vida? Se tiver, não tenha medo de cortar, ás vezes é essencial."

17 comentários:

  1. poxa,gostei desse texto.Tenho uma amiga exatamente como você falou: Ela pisa na bola,eu perdoo e ela faz tudo de novo.Estes dias tornou a acontecer e foi a gota d'água.Decidi que posso até aceitar as desculpas,mas voltar a andar juntas e essas coisas,não.Cansei.É melhor sozinho que mal acompanhado,né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza! É melhor cortar a amizade do que se estressar/magoar. :)

      Excluir
  2. Parece que todo fim de ano descubro uma laranja podre. Mas é bom saber que não acontece só comigo.

    Beijo alface!
    www.comqualestilo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso só acontece com todos, infelizmente! Boa sorte com suas laranjas. hahahah

      Excluir
  3. Hey! Lovely blog... Lets stay in touch?
    Let follow each other, follow me and do let me know so i can follow back ^_^

    http://the-glamorous-diva.blogspot.in/

    ResponderExcluir
  4. sempre tem uma ne ;/
    amei seu blog, poderia seguir o meu? sou nova aqe ' rs ;33
    http://luanasigesfredo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Faz parte do processo de amadurecer ter amizades ruins. Mas perceber elas e ter força para deixa-las não é fácil. Principalmente se vc não faz novas amizades facilmente.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, adorei o post.
    Enfim, todos nos ja tivemos ou ainda temos amizades assim. E sabe , acho que ja passei por coisa parecida com essa sua historia ai, este ano. E o melhor de tudo é que se tem alguem nos copiando, é por que pelo menos estamos fazendo a coisa certa. "ou não" mas pelo menos, servimos de exemplo , rss .

    http://www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post!
    Eu tinha lido esse post quando você escreveu ele e claro me identifiquei porque todo mundo tem aquelas amizades falsas, mas ultimamente aconteceu algo que me deixou bastante chateada, e o que me fez pensar em todas as outras amizades ( ate escrevi uma crônica contando a minha história, pra postar no blog). Acreditem, foi bem pior do que eu já poderia imaginar que aconteceria comigo :(
    Espero que apareçam mais amizades pra ti, porém só amizades boas, e que sejam bons exemplos, que te ajudem! Beijos.

    Honey Pie ❤

    ResponderExcluir
  8. Nossa Beatriz, ótimo texto.
    Nós faz refletir sobre nossas amizades... e olha que eu já sofri bastante com amigos falsos, que falavam mal de mim pelas costas, porém eu cortei essas laranjas podres no inicio, e hoje só tenho bons e verdadeiros amigos do meu lado. Parabéns pelo post e pelo blog.
    Ah, e por sinal já estou seguindo.

    Que a Força esteja com você!
    http://meninonerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ótimo texto!! Gostei do seu blog!!!
    Posso fazer um pedido de post? Faça um sobre nova escola e dicas!!
    Obrigada desde já!
    http://juliasartorii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus. Você disse tudo o que tava entalado na minha garganta. Amizades ruins, sem somas de dúvidas é a pior coisa do mundo! Own *0* que blog perfeito, Beatriz! Sério, somos gêmeas também amo HP <3! Seguindo! Já eu, amo filme de amorzinho, UHUEHEU! <3
    Beijos,
    www.bellaquebela.com

    ResponderExcluir
  11. Já seguindo, segue de volta? http://livrosfilmesechocolatequente.blogspot.com.br/

    SUCESSO! Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Olá,estou passando aqui para avisar que eu indiquei você para uma tag,espero que goste e possa responder.
    Beijos.
    http://iza-freitas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa isso é um grande problema sempre evito esse tipo de amizade, já tive também esse tipo de amizade, chegou uma hora a qual me toquei!!
    ♥♥♥
    http://creativeethings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Concordo!! Eu amo muito minhas verdadeiras amizades e que toda a legião de amizades ruins caiam fora, hahahaha, beijinho no ombro ~ta parei~
    Beijos, adorei o post!
    http://ao-estilo-de-mary.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. A-M-E-I o texto! Super bacana! Seu blog é uma fofura, viu? Parabéns e muito sucesso! Segui, comentei e virei fã! Hahahahaha! Retribui? Um beijo! ;o)

    Ana Lia.
    www.poderosaderosa.com.br
    @blogpoderosaderosa

    ResponderExcluir